DEFINIÇÃO DE VITAMINAS



As vitaminas são compostos ou substâncias orgânicas e nutrientes simplesmente essenciais para a manutenção e funcionamento do organismo.


Cientificamente, uma vitamina é todo o composto químico orgânico que o organismo humano não consegue sintetizar em quantidades suficientes. E que por consequência precisam ser consumidos e assimilados pelo organismo por meio da dieta, ou seja, da alimentação.


As vitaminas estão presentes em diversos tipos de alimentos. Elas são mais ricamente encontradas em legumes, frutas e verduras. No entanto, também podem ser encontradas nas carnes, leite, cereais e nos ovos.


As vitaminas devem ser ingeridas pelo organismo em quantidades certas e equilibradas. Dessa forma, é possível garantir um bom funcionamento fisiológico do organismo.


A dosagem certa das vitaminas é um ponto fundamental, pois tanto o consumo excessivo (hipervitaminose) quanto a ingestão insuficiente (hipovitaminose) da maioria das vitaminas pode causar problemas de saúde.


Além dos alimentos, as vitaminas também podem ser ingeridas através de suplementos vitamínicos. No mercado, existem tanto suplementos que possuem apenas uma ou duas vitaminas concentradas, quanto suplementos que englobam praticamente todas as vitaminas (Polivitamínicos).

Existem, categorizadas, treze vitaminas para humanos. Elas são organizadas em dois grupos principais, as vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis.


Essas duas classificações, também conhecidas como tipos de vitaminas, são igualmente essenciais. É preciso ingerir adequadamente doses das vitaminas pertencentes aos dois tipos para preservar o bom funcionamento do organismo.

As Vitaminas Hidrossolúveis são o conjunto de vitaminas que são dissolvidas em água. Em geral, essas vitaminas são dissolvidas tanto em contato com líquidos externos ao organismo, quanto os líquidos existentes no corpo.

As Vitaminas Lipossolúveis são aquelas solúveis em lipídios ou outros solventes orgânicos, mas que não são solúveis em água. Elas só podem ser absorvidas pelo organismo através da presença lipídios, bile e suco pancreático.

As vitaminas são essenciais, por exemplo, para o crescimento e reparação de tecidos do corpo. Também possuem funções que fazem da sua presença em quantidades adequadas algo vital para o bom funcionamento dos órgãos do organismo.


Auxiliar na produção de reações metabólicas específicas no meio celular também é uma das funções da células.


As vitaminas também desempenham funções como:


- Melhora do sistema circulatório

- Auxílio na coagulação adequada do sangue

- Formação de colágeno e melhora da pele

- Controle e regulação de triglicérides e colesterol

- Regulação dos níveis de açúcar no sangue

- Fortalecimento e manutenção da saúde dos ossos

- Melhora do sistema imunológico

-Promover ação antioxidante no organismo

- Auxílio no metabolismo e crescimento celular

- Funcionamento do sistema nervoso central

- Equilíbrio hormonal do organismo



As vitaminas podem ser tomadas, ou ingeridas, de duas formas principais.


A primeira e mais comum delas é por meio da alimentação, da dieta da pessoa.


As vitaminas estão presentes em diversos tipos de alimentos, sendo mais ricamente encontrada nas frutas, legumes e verduras. As vitaminas também podem ser encontradas, algumas delas, em carnes, ovos, peixes e cereais por exemplo.


A outra forma de fazer a ingestão de vitaminas além dos alimentos é por meio dos suplementos vitamínicos.


Os suplementos são compostos, geralmente em cápsulas, que possuem uma ou mais vitaminas. Essas vitaminas estão presentes de forma controlada, com a quantidade necessária de vitaminas para nutrir o corpo diariamente.


Por isso que frequentemente os suplementos vendidos no mercado indicam apenas uma cápsula ao dia. Existem suplementos que concentram apenas uma vitamina em sua composição. Mas também existem suplementos que apresentam uma grande variedade de vitaminas todas juntas.


Esses são os suplementos polivitamínicos, os populares suplementos de A a Z.


Geralmente, não é preciso de algo como receita ou indicação médica para tomar suplementos vitamínicos. Afinal, eles apenas visam complementar a dosagem diária das vitaminas necessárias ao corpo.

Rua Angelica, 744A Parque das Flores

Aquiraz Ceará Cep 61.700-000

Email: contato@boticadasaude.com

            luciano@boticadasaude.com

Fone: 85 98537.8778

Inscreva-se e fique atualizado

  • Botica da Saúde
  • Botica da Saúde
  • botica da saúde
  • Botica da Saúde

© 2019 Botica da Saúde - Criado por Botica Nature   |  Compre com segurança